Código de Conduta Embratech:

Nosso código de conduta busca orientar nossos profissionais durante suas atividades e a melhor forma de conduzi-las.

1. Aplicação

Este Código de Conduta define a conduta esperada dos colaboradores em diversas situações, pautando suas ações na integridade e moral. Ele se aplica a todos os colaboradores e dirigentes da Embratech. Deve também ser aplicado aos prestadores de serviço que utilizam os recursos da Embratech.

2. Divulgação

2.1 Este Código de Conduta estará disponível para consulta de todos os colaboradores a qualquer momento.

2.2 A área de Recursos Humanos deverá dar ciência aos novos colaboradores sobre o Código de Conduta, mantendo registro da concordância pelos mesmos.

3. Ambiente de Trabalho

3.1. O ambiente no local de trabalho deve ser de respeito e ordem, coibindo-se atos como o assédio sexual ou moral e discriminações quanto à raça, cor, religião, orientação sexual, status social, nacionalidade, idade, opção político-partidária ou qualquer tipo de incapacidade mental ou física.

3.2. É permitida a contratação de colaboradores com relação de parentesco, desde que não exerçam funções com subordinação hierárquica.

4. Cumprimento das Leis

4.1. Deve ser observado o cumprimento das leis e regulamentos aplicáveis às atividades da Embratech em todos os níveis da administração pública (federal, estadual e municipal). Deve ser respeitada a propriedade intelectual de terceiros, incluindo direitos autorais, patentes e documentos originais.

5. Relacionamento Externo

5.1 Deve ser mantida a confidencialidade das informações estratégicas da Embratech. Somente as pessoas autorizadas podem repassá-las a terceiros.

5.2 Não é admitido qualquer tipo de contribuição, doação, prestação de favores ou envio de presentes a entidades públicas ou a servidores do governo, cujo intuito seja o de favorecimento ilícito.

5.3 Não é permitida contratações de fornecedores com relação de parentesco de colaboradores.

5.4 Os colaboradores não devem praticar atos de liberalidade às custas da Embratech, não oferecendo ou recebendo qualquer modalidade de vantagem pessoal direta ou indireta em razão do exercício de seus cargos.

6. Uso dos Recursos da Embratech

6.1 Os recursos da Embratech não devem ser utilizados para outros fins senão aqueles definidos pela Embratech. Os colaboradores devem evitar qualquer ação ou relacionamento de negócios que possam criar conflitos entre seus próprios interesses e os da Embratech.

6.2 Os colaboradores não devem se envolver em atividades paralelas que conflitem com o horário de trabalho, sua atenção e tempo na Embratech.

6.3 A propriedade intelectual de todos os programas, planos, projetos e software desenvolvidos na Embratech pertencem à Embratech.

7. Responsabilidade Social

7.1. A Embratech não utiliza mão-de-obra infantil e não adquire produtos ou serviços de fornecedores que sabidamente façam uso deste tipo de recurso, assim como daqueles que mantenham trabalhadores em condições desumanas de trabalho.

8. Meio Ambiente

8.1. Considerando que a Embratech tem como princípio fundamental o respeito ao meio ambiente, todos os colaboradores devem, no exercício de suas atribuições, ter compromisso com a preservação do meio ambiente.

8.2. Além do cumprimento da legislação ambiental aplicável, a Embratech promove o uso racional dos recursos naturais, a preservação do meio ambiente.

9. Transgressão (Violação) e Penalidades

9.1. O Presidente da Embratech é o responsável por assegurar o cumprimento deste Código de Conduta, juntamente com os demais diretores e gestores das áreas.

9.2. As penalidades aplicáveis ao descumprimento deste Código de Conduta serão definidas de acordo com a gravidade da ocorrência, podendo envolver advertência, suspensão ou outras medidas cabíveis conforme legislação vigente.